Ruas e condomínios começarão a receber bombonas nesta semana
O bairro Bom Retiro de Blumenau será pioneiro em Blumenau na coleta e destinação correta do óleo de cozinha. Nesta semana, bobonas serão distribuídas nas 24 ruas e condomínios do bairro. A compra dos recipientes foi viabilizada graças a aprovação de uma um projeto desenvolvido pela Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE), aprovado pela cooperativa Viacredi, por intermédio do Programa Valor Social – Ações que Fazem a Diferença.
O projeto da Associação de Moradores do Bairro Bom Retiro foi um dos aprovados pela Viacredi, em seu Programa Valor Social – Ações que Fazem a Diferença, que beneficiou 80 entidades com até R$ 8 mil por projeto e que juntos somam mais de R$ 557,4 mil, devendo impactar a vida de mais 68 mil pessoas.
A meta da Associação de Moradores é alcançar 100% de cobertura, beneficiando as 24 ruas do Bom Retiro e o segundo trecho do Morro da Cia (Bruno Hering) e as três vias paralelas daquela região, geograficamente ligadas geograficamente ao bairro da Velha. Além disso, os condomínios do bairro serão contemplados.
Além do caráter sustentável, a ação vai gerar recursos financeiros para as ruas e condomínios que irão aderir ao programa. Os valores serão aplicados exclusivamente em manutenções pontuais em casos onde é possível o gerenciamento dos próprios moradores, devidamente autorizado pelos órgãos competentes, como Prefeitura e Celesc, se necessário.
Sobre o armazenamento
Os moradores passarão a armazenar o óleo consumido nas residências em garrafas pets. Posteriormente, essas garrafas pets serão armazenadas nas bombonas instaladas na rua ou condomínios, em locais estratégicos, livre da ação de vândalos ou da coleta pirata.
A Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro firmou parceria com a empresa H2 Óleo de Brusque, com operação em Blumenau, que fará o recolhimento das garrafas pets a cada 15/20 dias, avisando os previamente os moradores o dia exato.
Após a mensuração do volume coletado por rua, a empresa parceira repassará um valor por litro coletado para a Associação de Moradores. Desse montante, 70% terá destinação exclusiva para rua ou condomínio. Outros 30% serão administrados pela AMABRE para aplicação em outras ações.
Separação por tipo de óleo
Para ter valor comercial, o óleo que coletado no bairro não poderá estar misturado com água ou detergente. Os moradores também serão orientados a separar o óleo por tipo, não misturando por exemplo o óleo de soja com o gerado por manteiga, margarida ou banha, por exemplo. Cada tipo de óleo numa garrafa pet separada.
0 Comentários