Bairro Bom Retiro dará destinação correta para o óleo de cozinha

Programa desenvolvido pela Associação de moradores conta com incentivo da Viacredi 

O bairro Bom Retiro de Blumenau será pioneiro em Blumenau na coleta e destinação correta do óleo de cozinha. O projeto desenvolvido pela Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE) contará com incentivo da cooperativa Viacredi, por intermédio do Programa Valor Social – Ações que Fazem a Diferença.

O projeto da Associação de Moradores do Bairro Bom Retiro foi um dos aprovados pela Viacredi, em seu Programa Valor Social – Ações que Fazem a Diferença, que beneficiou 80 entidades com até R$ 8 mil por projeto e juntos somam mais de R$ 557,4 mil, devendo impactar a vida de mais 68 mil pessoas.

A meta da Associação de Moradores é alcançar 100% de cobertura, beneficiando as 24 ruas do Bom Retiro e também o segundo trecho do Morro da Cia (Bruno Hering) e as três vias paralelas daquela região, geograficamente ligadas geograficamente ao bairro da Velha.

Além do caráter sustentável, a ação vai gerar recursos financeiros para as ruas que irão aderir ao programa. Os valores serão aplicados exclusivamente em manutenções pontuais em casos onde é possível o gerenciamento dos próprios moradores, devidamente autorizado pelos órgãos competentes, como Prefeitura e Celesc.

Comprar lixeiras para uso coletivo, podar uma árvore na iminência de cair ou que esteja obstruindo o ribeirão, roçada na rua, tampar um buraco na via, limpar uma boca de lobo, comprar uma lona para proteger alguma encosta com risco de deslizamento, são alguns exemplos. “Desta forma ganhamos agilidade na resolução de pequenos problemas e ainda auxiliamos o município”, destacou o jornalista Giovani Vitória, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro, acrescentando que cada rua receberá uma planilha, onde mensalmente saberá o valor disponível.

Como o projeto foi desenvolvido 

Desde a implantação da rede de esgoto na maioria das ruas do Bom Retiro, no ano de 2017, moradores não podem mais jogar o óleo doméstico no ralo da pia. Foi a partir dessa constatação que o projeto começou a ser pensado e agora de torna realidade com incentivo da Viacredi.

Como será desenvolvido

As ruas e os 11 condomínios do bairro que fizerem a adesão ao programa irão receber bombonas personalizadas, adquiridas com os recursos do programa Valor Social – Ações que Fazem a Diferença.

A partir das reuniões de orientação, os moradores passarão a armazenar em garrafas pets o óleo doméstico produzido nas residências, apartamentos e até mesmo nas empresas, caso tenha. Essas garrafas pets serão levadas pelos moradores até as bombonas instaladas na rua ou condomínios, em locais estratégicos, livre da ação de vândalos ou da coleta pirata.

A Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro firmou parceria com a empresa H2 Óleo de Brusque, com operação em Blumenau, que fará o recolhimento das garrafas pets a cada 15/20 dias, avisando os previamente os moradores o dia exato.

Após a mensuração do volume coletado por rua, a empresa parceira repassará um valor por litro coletado para a Associação de Moradores. Desse montante, 70% terá destinação exclusiva para rua. Outros 30% serão administrados pela AMABRE para aplicação em outras ações.

Separação por tipo de óleo 

Para ter valor comercial, o óleo que coletado no bairro não poderá estar misturado com água ou detergente. Os moradores também serão orientados a separar o óleo por tipo, não misturando por exemplo o óleo de soja com gerado por manteiga, margarida ou banha.

O destino do óleo 

A H2 Óleo, parceira do Bairro Bom Retiro na ação de coleta e destinação do óleo de cozinha, atua 100 cidades de todas as regiões de Santa Catarina e da Grande Curitiba, capital do Paraná. A empresa é reconhecida pela rota de coletas inteligente e descartes certificados. 

Após a coleta do óleo e gorduras saturadas em qualquer volume, o material passa por um processo de reciclagem. Depois de passar por esse processo, o óleo volta ao mercado como matéria-prima para diversas indústrias, entre elas as indústrias de material de limpeza, ração e biodiesel.

A importância da coleta do óleo de cozinha 

A principal importância para se coletar e reciclar adequadamente o óleo usado é a preservação ambiental, uma vez que este material descartado incorretamente causa diversos prejuízos à natureza. Ou seja, impermeabiliza o solo, aumenta a produção de gás metano se decomposto na natureza e polui grandes volumes de água se descartado em rios e lagos.

Estudos afirmam que um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de 10 mil litros de água. Outras estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até 1 milhão de litros de água. Essa quantidade de água é aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos.

0 Comentários


Sign In

Reset Your Password

Email Newsletter