Falta muito pouco para o Bom Retiro conhecer a empresa que irá construir a sonhada área de lazer

Cinco empresas estão participando do processo licitatório

Com custo inicial estimado em R$ 670.928,84, a sonhada área de lazer do bairro Bom Retiro está muito próxima de se transformar em realidade, após uma espera de mais de uma década. No dia 05 de junho, cinco empresas encaminharam os envelopes com a documentação e propostas de preço para o processo licitatório, lançado no início de maio.

Na atual fase, a Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Blumenau aguarda o prazo de documentos de habilitação, prevista para encerrar no dia 02 de julho. Posteriormente, haverá abertura dos envelopes com as propostas de preço. Caso não ocorra nenhum contratempo com recurso ou contra recurso, a empresa vencedora será homologada e receberá a ordem de serviço. E isso poderá ocorrer entre o final de julho e o mês de agosto.

A Praça de Lazer Osni Amaro de Souza contará com 1.247,92 metros quadrados de área construída. Terá quadra polivalente, pista de caminhada, playground¸ academia ao ar livre, imobiliários urbanos, como bancos e mesas. Todo espaço será arborizado e receberá paisagismo. Um entroncamento protegerá o ribeirão.

O primeiro passo para tornar o projeto realidade, após mais de uma década de espera, ocorreu em abril do ano passado, quando o Conselho Municipal de Planejamento Urbano aprovou a destinação de recursos oriundos do Fundo de Planejamento Urbano. Uma ação capitaneada por Eder Boron, secretário de planejamento urbano e presidente do Coplan.

Em dezembro, durante a festa de Natal no bairro, o prefeito Mario Hildebrandt veio ao bairro para prestigiar o evento e entregar a ordem de compra ao jornalista Giovani Vitória, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE).

O ato contou com a participação da moradora Brandina Roncáglio de Souza, viúva de Osni Amaro de Souza, que vai levar o nome da área de lazer. Ela estava acompanhada da filha, Cláudia Souza. O ex-presidente da Associação de Moradores, Roberto Ullrich (Gestão 2009-2013), falecido no último dia 25, e que iniciou o projeto também participou do ato.

A busca por verbas 

Desde o primeiro mandato, iniciado em 2021, a atual gestão da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE), elegeu a área de lazer com uma das obras prioritárias, juntamente com outras. Partiu para buscar fontes de recursos junto a parlamentares e obter o apoio na Prefeitura para destravar o projeto. “Lutamos muito e agora estamos muito perto de ver esse espaço sair do papel. O bairro merecia um local para prática de atividades esportivas e de recreação –, destacou Giovani Vitória, presidente da AMABRE, agradecendo o empenho direto do prefeito e do secretário Eder Boron.

Sonho antigo e homenagem 

A área de lazer do Bom Retiro é um antigo anseio da comunidade e será implantada na entrada da rua Teresina, com o nome Osni Amaro de Souza, falecido no final de 2013. Uma justa homenagem ao morador que muito lutou para o desenvolvimento do bairro. Homem simples, operário, Osni Amaro de Souza integrou várias gestões da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE). Era um apaixonado pelo bairro e todo mês percorria as ruas do Bom Retiro para levantar os problemas do bairro e cobrar a mensalidade da AMABRE dos moradores.

A homenagem ao morador Osni Amaro de Souza foi aprovada pela Câmara de Vereadores, após indicação do então vereador e atual prefeito Mario Hildebrandt. Foi sancionada pelo prefeito Napoleão Bernardes, por meio da Lei nº 8.052/2014, em 08 de dezembro de 2014, durante a primeira gestão de José Nuno Amaral Wendt (2013-2015) na Associação de Moradores.

Mas o processo para desapropriação do terreno para implantar a área de lazer Osni Amaro de Souza começou antes, mobilizando os moradores do bairro na gestão de Roberto Ullrich (2009-2013) à frente da Associação de Moradores. No local, existiam três casas de madeira para locação. Com o passar do tempo, acabaram sendo invadidas por vândalos e usuários de droga. Elas foram derrubadas pela Prefeitura e a área desapropriada.

Por volta de 2015, coube ao arquiteto e urbanista Fábio Alan Schaefer, então morador do Bom Retiro e filho do primeiro presidente da AMABRE, Jefferson Roberto Schaefer (2000-2003), conceber o projeto da área de lazer de forma voluntária.

0 Comentários


Sign In

Reset Your Password

Email Newsletter