Bom Retiro reelege atual diretoria da Associação de Moradores

Com mandato de dois anos, entidade é presidida pelo jornalista Giovani Vitória

A atual diretoria da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE) foi reeleita na manhã deste sábado, 8 de julho para mais dois anos de mandato (Gestão 2023-25). A votação foi com chapa única e ocorreu nas dependências do novo prédio da SCI – Sistemas Contábeis (Área da garagem coberta), na rua Herman Hering, nº 784, entre 9 de meio-dia. O processo eleitoral foi coordenado pela União Blumenauense das Associações de Moradores (Uniblam), representada pelo presidente Cléber José dos Santos.

A Chapa Viva o Bom Retiro, única inscrita, foi encabeçada pelo jornalista Giovani Vitória, atual presidente. Com apenas três renovações em relação ao primeiro mandato, a diretoria reeleita da AMABRE tem como vice-presidente o promotor público aposentado e ex-vereador Cezar João Cim. Outros 10 nomes compõem a diretoria: Na secretaria o advogado Fábio Luiz Galvão Pagel e a bancária aposentada Margarida Schneider. O advogado e contador Marciel Eder Costa e o engenheiro mecânico Roberto Koffke dividirão as responsabilidades na tesouraria.

O conselho fiscal é composto por nomes conhecidos pela comunidade: o médico Jauro Soares; o advogado Lindomar Kreutzfeld e o administrador aposentado Ruy Szpoganicz. Na suplência, a contadora e advogada Ana Cristina Masera; o empresário Carlos Tavares D’Amaral e a engenheira agrônoma Nelita Fabiana Moratelli.

Ao comentar o resultado da eleição, o presidente reeleito salientou a importância de mais dois anos para dar sequência a todas as propostas. “O sistema viário do bairro, a revitalização da Victor Hering, a reperfilagem da camada asfáltica da Hermann Hering e a pavimentação das cinco ruas que ainda comem poeira, são nossos maiores desafios. Já conversamos com o prefeito, secretários e estamos contribuindo, conversando com nossos deputados estaduais e federais, em busca de recursos”, comentou. Outras ações, como o processo de humanização do bairro, workshops de inclusão digital e em outras áreas do conhecimento, além do projeto Focinho Bom Retiro que já castrou quase 30 pets do bairro, terão sequência no segundo mandato.

A preocupação será constante com o meio ambiente, fiscalizando e tentando inibir a ocupação das encostas do estreito Vale do Bom Retiro, considerado o pulmão verde da região central de Blumenau, com áreas de preservação ambiental em quase toda sua extensão, pela sua fica flora e fauna e a composição de solo frágil. O bairro ainda convive com 24 cicatrizes em seus morros oriundas dos deslizamentos ocorridos nas últimas duas décadas, especialmente em 2008. A manutenção periódica de ruas e bocas de lobo vem merecendo olhar atento por parte da Associação, evitando o acúmulo de demandas.

A preservação do patrimônio histórico do bairro, detentor do maior número de edificações tombadas da cidade, é mais uma das frentes de atuação. “O Bom Retiro é uma região que desperta o interesse das incorporadoras. Entendemos que por inúmeras razões, novos projetos por aqui precisam ser sustentáveis. Talvez seja inevitável. Esperamos que não. Mas se houver crescimento, que o bairro receba os investimentos compensatórios pelos impactos. Fato que não ocorreu em décadas passadas”, assinalou o jornalista Giovani Vitória.

O bairro também está na expectativa para receber sua sonhada área de lazer na entrada da rua Terezina, com recursos oriudos do Fundo de Planejamento Urbano, aprovado pelo Coplan. Serão pouco mais de R$ 530 mil investidos no equipamento.

 

 

 

Por fim, o presidente eleito comentou que para quem não conhece o Bom Retiro, tem a impressão errada de ser um bairro rico, sem problemas e distante pouco mais de um quilômetro do Centro. “Conhecem apenas a Hermann Hering, talvez. Temos 24 ruas e cinco delas ainda sem pavimentação e algumas com problemas sérios em seus pavimentos e drenagem pluvial, a exemplo da Richard Holetz que há quase duas décadas convive com alagamento a cada chuva, pois sua canalização não foi projetada de maneira adequada. Basta inverter o sentido dela, fazendo a água escoar em direção a galeria da Hermann Hering e não mais para o ribeirão.

Na Augusto Otte e Porto Alegre, a preocupação é com a encosta de uma área escavada irregularmente, causando deslizamento. Agora será necessário a construção de uma proteção para evitar que a Porto Alegre seja novamente interditada. Hoje o lixo, por exemplo, é recolhido por um veículo de menor porte para não colocar em risco o seu leito.

 

Confira a diretoria eleita da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro – AMABRE (Gestão 2023-25) 

PRESIDENTE: Giovani Vitória

Jornalista

 

VICE-PRESIDENTE: Cezar João Cim

Aposentado

1º SECRETÁRIO: Fábio Luiz Galvão Pagel

Advogado

 

2º SECRETÁRIA: Margarida Schneider

Bancária aposentada

 

1º TESOUREIRO: Marciel Eder Costa

Advogado e Contador

2º TESOUREIRO: Roberto Koffke

Engenheiro Mecânico

 

CONSELHO FISCAL

 

1º CONSELHEIRO FISCAL: Jauro Soares

Médico

2º CONSELHEIRO FISCAL: Lindomar Kreutzfeld

Advogado

3º CONSELHEIRO FISCAL: Ruy Szpoganicz

Aposentado

1º SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL:  Ana Cristina Masera

Contadora e Advogada

2º SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL: Carlos Tavares D’Amaral

Empresário

3ª SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL: Nelita Fabiana Moratelli

Engenheira Agrônoma

 

Fotos: Raphael Guilherme Moser @mussehc

 

0 Comentários


Sign In

Reset Your Password

Email Newsletter