Ajuste ocorreu após pedido da Associação de Moradores do Bom Retiro junto ao Samae
Após receber inúmeras reclamações de moradores, informando que a Racli, empresa prestadora de serviço do Samae, responsável pela coleta de lixo, não estava recolhendo os resíduos das caixas de gordura residencial, a Associação de Moradores e Amigos do Bom Retiro (Amabre) encaminhou um pedido de orientações junto ao Samae para saber qual seria a destinação correta.
E a resposta chegou rapidamente, por intermédio do servidor Felipe Leite, gerente de resíduos sólidos da autarquia municipal. Após conversa entre a autarquia e a prestadora de serviço ficou definido que a Racli é responsável apenas pela coleta domiciliar. Resíduos das empresas e condomínios devem ter outra destinação.
Mas para que ocorra a coleta dos resíduos das caixas de gordura domiciliar, os proprietários de imóveis devem seguir a seguintes recomendações:
1) Quando da limpeza da caixa (seja ela de concreto ou plástica), somente a parte sólida do resíduo (a massa pastosa) deve ser armazenada em sacos plásticos para o recolhimento. A parte liquida deverá ter outra destinação.
2) O armazenamento da parte sólida (pastosa) deve ser feito em sacos plásticos reforçados e bem fechados/lacrados, evitando vazamentos. Posteriormente, podem ser descartados junto com o lixo orgânico doméstico para coleta do caminhão compactador.
Mas atenção: caso tenha liquido junto, os profissionais da coleta de lixo estão orientados a não recolher. Neste caso, haverá necessidade, de acionar a Racli ou o Samae para orientar o morador sobre a forma correta de acondicionamento desse resíduo.
Empresas e condomínios
Condomínios, industrias e estabelecimentos comerciais devem sempre contratar uma desentupidora para fazer a sucção e limpeza da caixa de gordura. Devido ao grande volume de rejeitos produzidos nestes locais, não é possível descartar no lixo comum. É necessário que os rejeitos sejam transportados para uma estação de tratamento de esgoto.
Mais um antigo problema resolvido
A solicitação encaminhada pela Associação de Moradores e Amigos do Bom Retiro (Amabre) e ajustada entre o Samae e a empresa prestadora de serviços da coleta de lixo, resolve um problema que vem se repetindo desde a implantação da rede de esgoto no bairro, entre os anos de 2017 e 2018.
0 Comentários