Prefeito Mario Hildebrandt recebe diretoria da Associação de Moradores do Bom Retiro

Clique aqui para assistir a entrevista do prefeito Mario Hildebrandt para o Viver Bom Retiro

A nova diretoria da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE) foi recebida pelo prefeito Mario Hildebrandt, em audiência realizada na Prefeitura de Blumenau, na tarde da última quinta-feira, 12 de agosto. No encontro, os representantes da entidade se colocaram à disposição do executivo municipal para estabelecer um canal de diálogo contínuo, em busca de soluções para as principais demandas do bairro.

A diretoria elegeu quatro pautas macros para levar ao prefeito por entender que estas são hoje as mais urgentes: a abertura de diálogo para apresentar sugestões de mudança no sistema viário, visando dar mais fluidez ao tráfego no bairro e a necessidade de revitalizar a Victor Hering, junto com as ruas Cuiabá e Richard Holetz. Ainda, o pedido para reperfilagem da pavimentação asfáltica da Hermann Hering e parte do Morro da Cia (Bruno Hering).

Por fim, a diretoria pediu a concretização da tão sonhada Área de Lazer Osni Amaro de Souza, em homenagem ao morador que tanto contribuiu por melhorias no bairro. O então vereador Mario Hildebrandt foi o autor do pedido de denominação e também contribuiu no processo de desapropriação da área, no início da rua Teresina. O projeto também está concluído e tem um orçamento estimado em aproximadamente R$ 300 mil.

Na audiência, a AMABRE foi representada pelo presidente Giovani Vitória; pelo tesoureiro Anísio Prochnow Leitão e por Carlos Tavares D’Amaral e Lindomar Kreutzfeld, integrantes do Conselho Fiscal. Além do prefeito Mario Hildebrandt, o encontro contou as presenças da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar; de Eder Boron, secretário de planejamento urbano, João Beltrame, diretor de articulação e relações comunitárias, e outros diretores da Prefeitura.

Prefeito solícito aos pedidos 

Logo após a audiência, em entrevista ao VIVER BOM RETIRO, o prefeito Mario Hildebrandt, enalteceu a iniciativa da nova diretoria da AMABRE em juntar forças para fortalecer o Bom Retiro. Assegurou que os pedidos em favor da Hermann e da Victor Hering seguirão para o setor de projetos e a posterior busca dos recursos necessários. Quanto ao pedido de mudanças no sistema viário, o prefeito e a participação do bairro nesse debate, Hildebrandt sinalizou de forma positiva, garantindo que o setor de engenharia de tráfego irá se debruçar para analisar as melhores alternativas, incluindo algumas apresentadas e já protocoladas. Sobre a área de lazer, houve o compromisso de buscar a verba para se tornar realidade.

Ao analisar o encontro, o presidente Giovani Vitória, disse estar satisfeito com o que ouviu do prefeito e sua vontade em trazer melhorias ao bairro. “Abrimos o canal de diálogo e esse é o caminho para que consigamos tornar o Bom Retiro num bairro modelo. É um sonho a ser perseguido”, resumiu. 

Melhorias já visíveis 

As outras demandas do bairro estão sendo encaminhadas e debatidas diretamente com cada secretaria. Eleita no dia 03 de julho, em pouco mais de 40 dias, mais de 30 pedidos foram protocolados na Prefeitura. Também já foram realizadas reuniões com Eder Boron, secretário de planejamento urbano, e com os diretores da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana, André Luiz Dalpiaz (diretor geral) e Ricardo da Silva (diretor de manutenção de bairros). Além de visitas dos mesmos e do engenheiro de área ao bairro. Nas próximas semanas, estão previstas reuniões em outras secretarias e autarquias, assim como nas concessionárias esgoto e lixo. Reuniões com vereadores e deputados também estão sendo agendadas, na busca por emendas parlamentares.

Alguns destes pedidos já foram executados, especialmente nas áreas de competência da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana. A primeira delas foi a operação tapa buraco ao longo da rua Hermann Hering, especialmente no trecho Centro/Bairro, onde existiam mais de 20 buracos, além de trechos do Morro da Cia.

Na última semana, foi retirado uma antiga sustentação de sinalização vertical e um suporte de orelhão que atrapalhavam a mobilidade de pedestres na calçada existente na confluência da rua Teresinha e Hermann Hering, nas proximidades do Assados Bom Retiro. Aquele trecho de passeio foi alargado e também foi feita a troca de proteções quebradas da ponte. Elas também receberão pintura. E ainda, no local, será implantando um canteiro de flores, objetivando melhorar o visual e humanizar aquele ponto.

Outras melhorias já executadas beneficiaram ruas como a Augusto Otte, Tiradentes, Belém e Osvaldo Bernedt. Nos próximos dias, outras demandas serão atendidas. “Respostas para antigos problemas já sendo encaminhados, como a implantação da faixa de pedestre perto da SCI e uma solução para saída dos veículos na rua Alexander Fleming. Agora é buscar a agilidade nos tramites internos da Prefeitura”, comentou o Cezar Cim, vice-presidente da AMABRE.

Fotos e vídeo: Raphael Guilherme Moser @mussehc | Viver Bom Retiro

 

0 Comentários


Sign In

Reset Your Password

Email Newsletter