* Reportagem de Giovani Vitória
A CIA. HERING divulgou nesta segunda-feira, 26 de abril, por intermédio de “Fato Relevante” aos seus acionistas e ao mercado em geral, e em live, a celebração de “Acordo de Associação” com o Grupo de Moda SOMA S.A., com sede no Rio de Janeiro. Uma transação de R$ 5,14 bilhões, sendo R$ 3,64 bi em ações da Soma e R$ 1,5 bi em dinheiro.
Os termos da operação incluem, entre outros pontos, a integração das atividades da Cia. por uma subsidiária do Grupo Soma, com a incorporação das ações.
A aprovação definitiva do negócio ainda depende de etapas, entre elas a Assembleia com os acionistas dos dois grupos e a aprovação por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A previsão é finalizar essa fase até o final do primeiro semestre.
A Hering e o Grupo SOMA trabalharão para consolidar uma plataforma de marcas no varejo de moda, ampliando o seu mercado, acelerando o meio digital e o chamado “Eminchannel” – uma estratégia interligando diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente.
Novas práticas de produção, a ampliação da capilaridade, racionalização dos gastos e ações de melhores práticas também foram ações apresentadas durante a live. Destaca-se ainda, entre outros, termos, o respeito aos fundadores dos grupos e ao DNA das marcas, além da valorização dos talentos das duas companhias.
O planejamento é arrojado e a meta o novo grupo empresarial é se transformar numa das maiores plataformas de moda do mundo, conforme manifestação dos executivos, durante a live realizada no início desta tarde.
Na live, não se falou sobre as manutenção de unidades fabris, incluindo a matriz no Bom Retiro.
O tamanho do novo Grupo
A fusão Hering e Grupo Soma cria uma empresa com mil lojas – 128 mil metros quadrados, receita bruta de R$ 3 bilhões e lucro líquido de R$ 414 milhões ao ano, com base em números de 2019.
Alguns termos da fusão
Pelo acordo, a Hering manterá sua autonomia operacional plena e a estrutura de governança do Grupo Soma permanecerá inalterada. O executivo Fábio Hering foi anunciado presidente do Conselho de Administração da Cia. Hering. Thiago Hering, seu filho, nomeado o CEO da marca Hering.
Na live¸ os executivos informaram a estrutura da transação. Do total de R$ 5,14 bilhões, R$ 3,64 bi serão pagos em ações. Acionistas da Hering receberão R$ 33 reais por ação, sendo R$ 9,63 em dinheiro e o restante em ações da Soma.
A composição acionária da Cia. Hering ficou assim definida: 7,8% pertencente à Família Hering e 26,8% a outros acionistas. No Grupo Soma, 40,6% das ações ficarão nas mãos do grupo de acionistas controladores e 25% aos demais acionistas.
Sobre a Cia. Hering
A Cia. Hering nasceu há 140 anos em Blumenau, na região que se transformou no Bairro Bom Retiro, em 1956 É um dos raros casos da história, onde um bairro cresceu ao redor de uma empresa. Motivo de orgulho para os moradores que aqui vivem.
É detentora das marcas HERING, HERING KIDS, HERING INTIMATES e DZARM, com unidades localizadas em Santa Catarina. São Paulo e Goiás.
A empresa informou ao mercado o resultado do quarto trimestre de 2020, quando alcançou um crescimento de 230,6% no e-commerce, se comparado ao mesmo período de 2019, representando 14,3% das vendas no mercado interno.
Dentro do cenário de recuperação do varejo, a Cia. Hering encerrou o último trimestre de 2020 com 778 lojas, das quais 758 no Brasil e 20 no exterior. A receita bruta do último trimestre de 2020 alcançou R$ 503,4 milhões,
Houve a expansão da rede de lojas físicas, registrando 130 inaugurações no ano passado – 29 no último trimestre, sendo 5 megalojas. As vendas digitais tiveram 91% de crescimento e número de clientes do site aumentou em 61%.
Recentemente, divulgou que realizaria seu maior investimento anual em 140 anos da história: R$ 131 milhões em programas de tecnologia, focados na reestruturação da arquitetura de sistemas e dados, no desenvolvimento de infraestrutura, plataformas digitais e estratégia de inovação, na modernização do parque industrial e logístico, além de melhorias em suas lojas.
O Grupo Soma
A história do Grupo Soma começa em 2010, com a fusão de duas grandes marcas: ANIMALE e FARM, líderes no segmento de moda feminina. Em 2014, o grupo cresceu com as presenças da FÁBULA, de moda infantil, e da A. BRAND. Um ano depois, a FOXTON reforçou nosso portfólio, com sua moda masculina. Em 2017, chegou ao mercado com a CRIS BARROS.
No ano seguinte, surge a OFF PREMIUM, com coleções da moda brasileira. E em 2019, a Animale ganha ainda mais sofisticação com as suas marcas ANIMALE JEANS e ANIMALE ORO. Em 2020, se junta ao Grupo a MARIA FILÓ, com um trabalho em tricô rico em cores e detalhes. E em 2021, recebeu a ByNV, uma marca com forte presença digital.
São duas unidades fabris, escritório e centro de distribuição localizadas no Rio de Janeiro, além de escritórios em São Paulo. São mais de 250 lojas no Brasil, com 5.300 colaboradores. Em 2019 alcançou um crescimento de 19%, com faturamento bruto de R$ 1,5 bilhões.
* Jornalista, editor do www.viverbomretiro.com.br, o canal de comunicação do bairro Bom Retiro
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