Coluna do Coronel Jefferson Schmidt: Sobre o Policiamento Ostensivo

Por que a presença da Polícia Militar inibe a criminalidade?

Simples! Quanto mais a Polícia Militar ser vista nas ruas, mais o cidadão de bem irá se sentir seguro. Com isso, a sociedade como um todo estará também livre da criminalidade.

Bem, isto se deve a uma forte característica do POLICIAMENTO OSTENSIVO, onde o mesmo ao ser exercido pelo policial militar, precisa ser de imediato reconhecido pelo cidadão, ao se destacar em meio a multidão ou no fluxo da via pública. Em caso de necessidade do cidadão, estes policiais militares possam ser acionados no ato! E isto reflete sobremaneira na sensação de segurança.

Mas como um cidadão pode destacar um policial militar neste mimetismo urbano, de cores e formas tão presente nos grandes centros? Não é algo difícil como se pode imaginar, pois de certo todo cidadão sabe identificar um policial militar. Logo é fácil reconhecer um quando o vê: seu tipo de fardamento usado, equipamentos, armamentos e as viaturas caracterizadas!

Postura, atitude diferenciada e conhecimento de quase todas as nuances que possam acontecer na cidade, quando da necessidade de sua intervenção, são outros atributos que compõem esta ferramenta humana à disposição da sociedade, em condições de atendê-la.

Portanto, é o POLICIAMENTO OSTENSIVO, exercido de maneira preventiva ou de viés repressivo, que atende primeiramente o cidadão em apuros ou para uma simples consulta que se fizer necessária.

Nas próximas oportunidades, vamos esmiuçar mais as modalidades utilizadas para a execução do Policiamento Ostensivo.

Um forte abraço!

Sou Jefferson Schmidt, Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina

 

Contatos:

WHATSAPP: (47) 9.8842.1896

INSTAGRAM: @soujefferson_bnu

0 Comentários


Sign In

Reset Your Password

Email Newsletter