A partir deste mês, o VIVER BOM RETIRO passa a contar com a colaboração do agora Coronel Jefferson Schmidt, ex-comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar até a última semana. Seu novo desafio é o comando da 7ª Região de Polícia Militar, sediada aqui na cidade. Será responsável por outros 44 municípios do Médio e Alto Vale, numa área que engloba os batalhões de Blumenau, Indaial, Brusque e Rio do Sul.
Nas participações do Coronel Jefferson Schmidt no VIVER BOM RETIRO, ele vai falar sobre a estrutura da PM e assuntos relacionados à segurança. Neste primeiro artigo, ele propõe a você, leitor do VBR, a conhecer melhor a Polícia Militar. São artigos, áudios e algumas vez em vídeo.
Acompanhe!
Vamos conhecer a Polícia Militar?
Muitas pessoas acham que a Polícia Militar é a mesma corporação em todo o Brasil.
Na verdade, cada Estado e o Distrito Federal possui a sua Polícia Militar, seus uniformes, emblemas e identificação visual diferentes. Mas sem perder suas características básicas por ser militar: a hierarquia e a disciplina.
Em Santa Catarina, nossa Polícia Militar é do ano de 1835, quando o então Presidente da Província, o Comendador Feliciano Nunes Pires, criou a Força Policial, a qual tinha como missão manter a ordem e a tranquilidade pública.
Ao atuar em conjunto com o Exército brasileiro nos eventos de guerra que marcam nossa história, a Força Policial passava a atuar também no campo da Defesa Interna e Segurança Nacional.
Com o passar dos anos, o nome da Corporação foi se alterando até chegar ao nome de POLÍCIA MILITAR. Bem como sua missão passou a ser matéria constitucional, onde atualmente na Carta Magna em seu artigo 144, §5° temos a competência da PM: “Às Polícias Militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública”.
A partir deste marco legal e de demais legislações infraconstitucionais é que o serviço policial militar é realizado em prol da sociedade brasileira. Em Santa Catarina, especificamente, ao povo catarinense e daqueles que aqui vêm de forma temporária ou para se fixar em definitivo.
Sou Jefferson Schmidt, Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina
0 Comentários