A Prefeitura de Blumenau atualizou nesta sexta-feira, os resultados obtidos com as medidas restritivas adotadas pelo município nas últimas semanas para o combate do coronavírus. Com base nesses números flexibilizou o horário de atendimento do comércio, incluindo bares, restaurantes e similares.
A partir da próxima terça-feira, dia 1º de setembro, o comércio em geral poderá voltar a atender sem restrição de horário, seguindo os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-SC). Possível alterações nos horários dos shopping centers serão divulgados na segunda-feira. Lembrando que estes estabelecimentos só podem atender, no máximo, 10 horas por dia, de acordo com decreto estadual.
Já os bares e restaurantes terão entrada permitida até meia-noite, respeitando a capacidade reduzida determinada pelo Governo do Estado. Todos seguindo as medidas distanciamento social e higiene, além do uso de máscaras, previstas no decreto estadual. Novas medidas podem ser definidas, com base na situação diária do combate ao Coronavírus.
A flexibilização das medidas foi definida com base na evolução dos casos diários em Blumenau, que segue com baixa. No início das primeiras medidas restritivas, divulgadas em 20 de julho, a cidade apresentava a média diária de 277 novos casos. Um mês após, no dia 27 de agosto, a média caiu para 59 novos casos – 78% a menos.
O número de casos positivos comparado aos testes realizados também apresenta queda de 46% quando comparado com o pico da doença, ocorrido na segunda quinzena do mês de julho. Ainda comparado ao período de pico, as demandas nas consultas e coletas de exames na Vila Germânica e nos Ambulatórios Gerais também tiveram redução de 82%.
Em 20 de julho o município registrava 3.837 recuperados pelo Coronavírus, 17% a mais que os casos ativos, que eram de 3.155. Já em 25 de agosto, foram registrados 603 casos ativos e 10.803 recuperados, o que representa 94% a mais que casos ativos. A diferença entre recuperados para ativos neste período subiu em 1.591%, com uma proporção de 18 recuperados para cada caso ativo em Blumenau.
0 Comentários