Na região sul de Blumenau choveu aproximadamente 93 milímetros em 40 minutos no final da tarde desta terça-feira. E o Bom Retiro foi um dos bairros atingidos com alagamentos e deslizamentos.
O nível do Ribeirão Bom Retiro subiu rapidamente e trasbordou em vários pontos, inundando as ruas mais próximas, bem como empresas e residências, como o Clube Mascote e a residência da moradora Rosani Ferreira, nos fundos do
Assados Bom Retiro, junto com a confecção de sua mãe. Nesses dois pontos, o ribeirão subiu acima do seu leito. Fato também visto nos fundo da Antiga Fundição. O local deverá dar lugar a dois prédios residenciais.
As ruas Hermann Hering, em vários pontos; Victor Hering; Richard Holetz; Belém; Alexander Fleming e Voluntários da Pátria foram as ruas alagadas. O alagamento na Hermann, no sentido Centro – entre a futura sede da Associação Renal Vida e o Castelo Azul – comprometeu a mobilidade. Era horário de pico e a fila de veículos se estendeu por toda a via.
Na Victor Hering, a situação também se complicou entre a Pracinha e o Residencial Cremona. Mas as três ruas mais alagadas foram as ruas Belém, Alexander Fleming e Voluntários da Pátria, em razão da proximidade com o ribeirão. Ficou mais uma vez comprovada a necessidade de desassoreamento do ribeirão em vários pontos.
A rua Augusto Otte, em seu início, registrou um deslizamento logo após a primeira curva, próximo ao número 401. Em seu final, na parte baixa, as bocas de lobo não deram conta e a água passou sobre o leito da estrada, arrastando boa parte da brita e causando erosão.
O destino dessa brita? as bocas de lobo, comprometendo e tubulação da rua até desaguar no córrego que corta a rua até desaguar no ribeirão Bom Retiro. Há muito tempo, os moradores pedem a substituição dessa brita por raspa de asfalto até que se tenha uma solução definitiva para sua pavimentação.
Muita água também desceu dos morros íngremes da rua, mas a boa cobertura vegetal, recomposta com o passar dos anos, amenizou um pouco a situação, especialmente nos pontos críticos onde ocorreram deslizamentos em 2008.
Na rua Teresina, uma tubulação se rompeu defronte a primeira casa do lado equerdo, abrindo uma cratera. Moradores sinalizaram o local com um cone e plantas.
120 ocorrências em Blumenau
Até o início da noite, a Defesa Civil registrou mais de 120 ocorrências em Blumenau, principalmente de deslizamentos, obstrução de ruas e bueiros, quedas de árvores e alagamentos. A região Sul foi a mais atingida. Choveu 93,6 milímetros em 40 minutos. Conforme a Prefeitura, eram esperados para janeiro 180 milímetros.
Em comunicado, a Prefeitura de Blumenau solicitou aos moradores que não circulem pelas ruas sem necessidade na noite desta terça-feira.
0 Comentários