Plano de mobilidade urbana de Blumenau não prevê Ligação Velha-Garcia

Recomendação é avaliar a obra em revisões futuras do plano. Teria um custo de R$ 350 milhões, reduzindo o congestionamento global em apenas 10%

Nesta segunda-feira, dia 11, será promovida a audiência pública de apreciação do relatório final do Plano de Mobilidade Urbana de Blumenau. Em cinco páginas, o documento recomenda avaliar a proposta em revisões futuras do Plano. Seu custo estaria orçado hoje em R$ 350 milhões, representando 50% do orçamento global do Plano, e ainda entre 8 a 10 vezes maior que o custo de uma nova ponte sobre o rio Itajaí-Açu.

A audiência pública é aberta a todos os interessados e está programada para iniciar às 19 horas, no auditório da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Blumenau (Etsus), localizada na Rua 2 de Setembro, 1.510, na Itoupava Norte.

O relatório final

O Programa de Mobilidade Sustentável de Blumenau foi desenvolvido pelas Secretarias de Infraestrutura Urbana, Desenvolvimento Urbano e a secretaria executiva do Programa de Mobilidade Sustentável e de Projetos Especiais. O relatório final tem 207 páginas e compilado após o cumprimento de todas as etapas, incluindo as audiências públicas – uma delas no ano passado, com moradores do Bom Retiro.

O documento sintetiza os principais resultados dos estudos, o diagnóstico da condição de mobilidade urbana de Blumenau baseado nos dados e resultados quantitativos oriundos dos levantamentos e as simulações realizadas com o auxílio dos instrumentos de planejamento utilizados. Sugere e recomenda ainda soluções para a gestão dos sistemas de transportes pelo município, envolvendo os tópicos relacionados com a segurança viária e com o controle da operação dos sistemas para o transporte de pedestres, circulação cicloviária, transporte coletivo, circulação viária e de cargas.

Ele está disponível para visualização no site da Prefeitura, no endereço: http://www.blumenau.sc.gov.br/blumenau/audiencias-publicas.

A Ligação Velha-Garcia

Esquema da ligação Velha-Garcia, conforme o projeto da VP-13 do Plano Diretor

O estudo também avaliou a viabilidade Ligação Velha-Garcia, com custo estimado em aproximadamente R$ 350 milhões, com extensão de 4 km, sendo parcialmente executada em túnel.

A Pesquisa “Origem e Destino Domiciliar 2016” mostrou que as principais demandas de mobilidade em transporte motorizado privado nas regiões de Velha e Garcia são com o Centro e bairros localizados no seu entorno, internos a essas regiões. Além disso, as principais demandas da região de Velha são Itoupava Seca, o vale do Ribeirão Garcia e a Escola Agrícola. Por outro lado, relativo a Garcia, tem demanda igualmente importante com os bairros localizados dentro do próprio vale, bem como no bairro da Velha.

A demanda entre esses dois bairros (considerando também os bairros de seu entorno) são contabilizadas em 4.820 deslocamentos diários em transporte motorizado privado.

Comparativo entre cenários do volume de tráfego nas ruas. Em vermelho os trechos com aumento do tráfego com a nova ligação Velha-Garcia. Em verde onde diminui.

O tráfego da nova ligação estima-se em 1.400 veículos durante o período de pico da manhã, sendo o impacto superior em sentido oeste, com um total de 840 veículos. Eles têm origem/destino nos bairros do entorno a Velha, Garcia, Água Verde e Escola Agrícola.

A nova infraestrutura mudaria parte do tráfego do Centro durante o período de pico da manhã, reduzindo em média 15%.

Na Hermann e Bruno Hering, essa redução seria de apenas 11%, passando de 1.536 para 1.371 veículos (Veja gráfico em destaque).

A redução dos trechos congestionados em todo o município seria de 11%, tendo especial importância no Centro, com 52% de redução nas seções congestionadas das ruas 7 de Setembro e Presidente Castelo Branco, como se mostra a seguir.

Nível de congestionamento no Centro no cenário de referência e no cenário avaliado

Com base na análise, o relatório aponta que::

► A proposta diminuiria a distância de percurso necessária entre os bairros Velha e Garcia (e entorno), assim como o volume de tráfego de passagem pelo Centro.

► Reduziria em 10% o congestionamento global da cidade e 52% do Centro em termos de veículos-quilômetro no período de pico, no horizonte atual.

► O Centro teria uma diminuição de aproximadamente 15% dos veículos durante o período de pico da manhã (680 v/h), e uma redução de 52% dos vkm em congestionamento.

► A nova ligação vai absorver tráfegos principalmente dos bairros da Velha, Garcia e os seus entornos, assim como dos bairros Escola Agrícola e Vila Nova.

Apesar do impacto notável no congestionamento do Centro do município (redução de 52% dos vkm em congestionamento), o custo de investimento requerido pela infraestrutura é significativamente superior aos outros projetos avaliados no Plano.

Comparativo dos impactos avaliados na ligação Velha-Garcia e a Ponte Norte-Sul

Um claro exemplo é a avaliação da proposta da Ponte Norte-Sul sobre o Rio Itajaí-Açu. Em comparação com a ligação estudada, os impactos em termos de redução do congestionamento e captação de tráfego são muito similares, mas o custo de implementação é 10 vezes inferior ao custo da ligação, conforme se apresenta no gráfico a seguir.

 

Obra para o futuro

E essa foi a conclusão final do relatório, recomendando avaliar a proposta em revisões futuras do Plano. Os técnicos esperam que durante esse período, os avanços tecnológicos permitam uma diminuição do custo de investimento, O custo atual representa cerca de 50% do orçamento global do Plano, e é entre 8 a 10 vezes maior que o custo de uma nova ponte sobre o rio Itajaí-Açu.

Fonte: Consórcio Mobilidade Sustentável.

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