A Lei municipal 2573/80, de 01 de julho de 1980, sancionada e promulgada pelo prefeito Renato de Mello Vianna, após aprovação pela Câmara de Vereadores, denominou a pequena rua sem saída de 142 metros de extensão, ao lado da rua Terezina, como: “Sebastian Fischer Sênior”.
A proposição do nome partiu do próprio prefeito, em mensagem enviada ao legislativo no dia 28 de maio do mesmo ano, onde, ao lado de outras vias, buscou homenagear blumenauenses e antigos moradores, considerando ser merecedores de homenagens por parte do município.
Lei denominando a rua: Lei nº 2573/80
Quem foi Sebastian Fischer Sênior
Sebastian Fischer Sênior era alemão. Nasceu em München no ano de 1886. Com apenas 10 anos de vida veio para o Brasil com os pais (Valentin e Maria Fischer) que se radicaram na região do Baú.
Seu primeiro vínculo empregatício foi na “Fluvial”, empresa que operava os Vapores “Progresso” e “Richard Paul” que faziam viagens regulares até Itajaí, transportando passageiros e cargas.
Neste primeiro emprego chegou ao cargo de timoneiro. Na enchente de 1911 veio pilotando o “Richard Paul” até Blumenau, numa viagem que durou 11 horas e meia.
No ano seguinte empregou-se na Hering, onde trabalharia até sua aposentadoria. Passou a morar no Bom Retiro. Era casado com Pauline Fischer e teve seis filhos.
Como hobby, gostava de pintura e criava abelhas. Também se aventurou na escrita, sendo responsável pela autobiografia, onde narrava a as aventuras vividas por uma família de imigrantes.
Faleceu em junho de 1975, aos 89 anos.
Quem é Renato de Mello Vianna?
Advogado e vice-reitor da Furb (1974/1976). Foi prefeito municipal de Blumenau por duas vezes (1977/1982 e 1993/1996). Ainda deputado federal em quatro legislaturas.