A Lei 3.320, de 12 de novembro de 1986, assinada pelo prefeito Dalto Reis, denominou a via ao lado do Edifício Residencial Palais de Bourbon. A rua Gertrud Gross Hering tem 98 metros de extensão.
Além do Palais de Bourbon, a pequena via sem saída, tem o Castelo tombado de propriedade da Companhia Hering e é sede da Raymundi Construções. A Associação Renal Vida também ocupa um lado da rua, no terreno onde estava edificada a casa, o ateliê e o estúdio da artista e ceramista blumenauense Freya Gross, falecida em 2008.
Os moradores mais antigos do bairro irão lembrar do belo jardim da casa, um onde eram expostas as suas obras-de-arte. Por todos os cantos se podia ver placas, flores, vasos, lajotas, quadros, paisagens. Todos sobre fundo cerâmico.
Quem foi Gertrud Gross Hering
A alemã Gertrud Gross Hering chegou ao Brasil no ano de 1879. Destacou-se como escritora, escrevendo romances, poesias e peças teatrais. Alguns dos seus trabalhos foram publicados na Revista Blumenau em Cadernos e nos jornais Brasil Post e Der Urwaldsbote. Faleceu aos 89 anos, em 1968.
Quem é Dalto dos Reis
Dalto dos Reis foi prefeito de Blumenau entre 1983 e 1988. Logo no início de seu governo, Blumenau sofreu o drama de uma das maiores enchentes de sua história. Situação vivenciada também no ano de 84. Foi em sua gestão, no segundo ano de mandato, que surgiu a Oktoberfest. O projeto seria lançando em 83, mas só se efetivou no ano seguinte, em razão das cheias.
Lei Ordinária nº 3320_1986