Um pouco da história do “pulmão” da região central de Blumenau
O Bom Retiro surgiu oficialmente como bairro no dia 28 de abril de 1956, na administração de Frederico Guilherme Busch Júnior, por meio da Lei nº 717, dividindo o perímetro urbano da cidade em Zona Central e Bairros.
Inicialmente o local era conhecido por Jammerthal (Jammer = inhame) – uma planta que existia em forma abundante às margens do ribeirão Retiro.
No mapa da colônia de Blumenau, datado de 1864, consta que nesta pequena bacia foram demarcados sete lotes.
A tranquilidade que inspirava o estreito vale por onde passava o ribeirão deu origem ao nome do bairro. O primeiro caminho que acompanhava o ribeirão deu origem à rua Hermann Hering, denominação estabelecida em 1948.
Próximo a região central de Blumenau, o Bom Retiro conserva o maior conjunto arquitetônico preservado e tombado de Blumenau. São 25 casas no total. A maioria mantida de maneira original e restaurada, graças ao espírito de preservação de moradores e empresas aqui instaladas.
O Bom Retiro é o maior cinturão verde, o “pulmão”, da região central de Blumenau. Em seus 1,31 Km2, vivem aproximadamente 1.200 pessoas, distribuídas em 26 ruas e pouco mais de 450 domicílios.
Conhecido nacionalmente pelos seus casarões do início do século e por sediar a matriz da Companhia Hering, o Bom Retiro alterou seu perfil sócio-econômico, especialmente nos últimos 30 anos.
Deixou de ser uma região com características familiar. Passou a dividir seu espaço com empresas, especialmente na área de serviço. É referência em tecnologia com a SCI e na saúde, com o IOT, Ecomax, a Renal Vida, clínicas de fisioterapia e estética. Edifícios residenciais também passaram a compor o cenário bucólico, onde ainda se consegue respirar ar puro sentir o cheirinho da natureza, mesmo próximo da região central de Blumenau.
O Bom Retiro é destaque na sustentabilidade e a ressignificação de materiais têxteis, transformados pelo Grupo Eurofios em fios de crochê e bordado.
Também é o berço do cooperativismo. Aqui nasceu a Viacredi e a Cooper, projetos de décadas, iniciados dentro da Cia. Hering, inicialmente para atender exclusivamente seus colaboradores.
Um convívio harmonioso de moradores e empresas, preservando o meio ambiente e seu valioso patrimônio histórico.