TV Viver Bom Retiro: Conheça o projeto Focinho Bom Retiro em favor da causa animal do bairro e a Fundação Hermann Hering

Desde de outubro do ano passado, o Bairro Bom Retiro desenvolve um projeto pioneiro em favor da causa animal. O Focinho Bom Retiro surgiu por iniciativa das voluntárias e protetoras Margarida Schneider e Fabiana Jensen. Elas são integrantes da diretoria da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE) que prontamente abraçou o projeto. Também conta com o envolvimento da moradora Jane Silmara Langer Zeni. Com os recursos arrecadados até aqui, 14 pets do bairro foram castrados (13 cachorros e um gatos).

Na primeira etapa foram comercializados trilhos de mesa e roupas para pets, alusivas ao Natal e mandalas para decoração. A Páscoa foi o tema mais recente, com a venda “Panôs” de parede, trilhos de mesa, coelhinhos e cenouras de pano, além de mandalas.

Como apoiar

Os interessados em conhecer e apoiar o projeto podem acessar o perfil criado no Instagram: @focinho_bom_retiro ou entrar em contato pelo aplicativo de mensagem WhatsApp, nos números: 99657.7671 ou 99905.7806 e falar com a Margarida ou a Fabiana.

Arrecadação de tampinhas

Em outra frente, a Associação de Moradores lançou uma campanha para coletar tampas plásticas com o mesmo objetivo. Moradores e colaboradores das empresas do bairro poderão destinar tampas plásticas de garrafas pet e outras embalagens em favor do projeto.

Quem tiver interesse em doar, pode procurar um dos cinco pontos de coleta já definidos:

– Assados Bom Retiro

– Confeitaria Saxônia

– Clínica Veterinária MonPetit (Rua Richard Holetz)

– IOT

– Eurofios

– Viacredi

Em breve, mais pontos de coleta serão informados.

Fundação Hermann Hering abriu seu espaço para o projeto

No final de semana que antecedeu a Páscoa, o Museu Hering abriu suas portas para expor os produtos. Identificada com o bairro, a Fundação Hermann Hering surgiu há 87 anos, em 1935, durante a gestão de Curt Hering, filho mais novo de Hermann e Minna Hering, em comemoração ao centenário de nascimento de seu pai. Friedrich Hermann Hering, juntamente com seu irmão Bruno Hering, fundou a Cia. Hering.

Com uma visão à frente de seu tempo e sempre demonstrando os valores da família, Curt instituiu a Fundação como o braço social da empresa, objetivando inicial oferecer aos operários da antiga Gebrüder Hering e seus familiares, benefícios e assistencialismo social. De suas ações, além de creche, saúde, refeitórios, seguros de vida em grupo e até mesmo a manutenção de uma escola primária no Bom Retiro, destinada aos colaboradores e seus dependentes, surgiram embriões de Cooperativa de Abastecimento que deu origem a Cooper, e da Cooperativa de Crédito, nascedouro da Viacredi. Coube ainda a Fundação administrar a Vila Operária entre 1957 e o início de 1970.

Com o passar dos anos e as mudanças na sociedade, tais benefícios foram naturalmente incorporados pela empresa, fazendo com que a Fundação desempenhasse uma nova função. No ano de 2011 ocorre uma revisão em seu estatuto e com este movimento nasce um novo propósito: “Ampliar a capacidade empreendedora e ser agente de transformação social por meio da produção e disseminação do conhecimento no campo da moda”.

Hoje a FHH atua com seus parceiros em 82 cidades, nos estados de Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte e São Paulo. Atua ainda no projeto Trama Afetiva que transforma resíduos de tecidos, descartados no processo produtivo, em outros produtos.

O Museu Hering

O Museu Hering soma mais de 100 mil visitantes desde a sua abertura, em 2010, se consolidando como um dos principais pontos turísticos de Blumenau. Entre esses anos, inúmeros eventos aproximaram a comunidade ao espaço, onde trocas e aprendizados a cada dia transformam pessoas.

O que nutre o espaço histórico é a certeza de que estamos preservando bem a história. O Centro de Memória Ingo Hering conta com mais de 27.000 itens documentados, salvaguardando e perpetuando o acervo histórico da empresa, da origem de seus fundadores e da indústria têxtil de Santa Catarina e do Brasil.

Situado em um edifício restaurado de 1920, o Prédio da Costura tornou-se ponto de conexão entre as pessoas. Somente o Auditório Bruno Hering, entre 2014 e 2017, recebeu mais de 10.000 pessoas, em mais de 132 eventos destinados à Cia.Hering e à comunidade local.

 

0 comentários

Por 

Sign In

Reset Your Password

Email Newsletter