A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), informa o retorno do transporte coletivo a partir desta terça-feira, A operação iniciará com escala especial para atender exclusivamente nos começos e fins de manhã e tarde, com regras rígidas para prevenir o contágio por coronavírus. O horário especial tem como objetivo também evitar a circulação de pessoas que não necessitam do transporte para trabalho ou assuntos médicos, além de levar em consideração a capacidade de atendimento da empresa, tendo em vista a queda de arrecadação da mesma durante a pandemia.
A operação terá três janelas de atendimento: 5h30 às 8h30, 11h30 às 14h30 e das 16h30 às 19h30. Os períodos foram definidos com base na demanda e horários com maior circulação de pessoas quando ocorreu a retomada em junho deste ano.
Todos os terminais terão à disposição ônibus de apoio, que poderão ser acionados quando a situação exigir. Além disso, será promovida a fusão de algumas linhas e a exclusão de outras de baixa demanda. Serão feitas avaliações semanais e à medida que os números comprovarem a necessidade, a operação será revista e poderá ter um incremento na oferta de linhas e horários.
Para retomada do transporte coletivo será exigido uso de máscara e será disponibilizado álcool em gel 70% para higienização das mãos. Outra medida para garantir a segurança de funcionários e usuários será a testagem de todos os trabalhadores da Seterb que estão envolvidos na operação do transporte coletivo e da Blumob no sábado, dia 22 e segunda-feira, dia 24.
Neste primeiro momento, o transporte coletivo funcionará de segunda a sexta-feira, nos horários estabelecidos. Aos sábados e domingos, somente funcionarão as linhas exclusivas para profissionais da saúde. Entre as obrigatoriedades estabelecidas está a redução em cada viagem do número de passageiros em 60% da capacidade dos ônibus.
O Município entende que o cumprimento do limite máximo de passageiros é uma responsabilidade da empresa concessionária e não medirá esforços para garantir o respeito do limite estabelecido, visando sempre à segurança da população.
A população pode fazer denúncias, informando linhas e horários na ouvidoria da Seterb, pelo telefone 156, opção 3
Confira neste link todas as ações de prevenção que serão desenvolvidas neste retorno das operações.
0 Comentários