A orientação aos fiéis é para rezar em casa
Na noite desta terça-feira, a Diocese de Blumenau suspendeu a realização de missas, novenas e outras celebrações. A decisão atende a orientações da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de autoridades públicas diante da pandemia do Coronavírus. O Decreto com as determinações foi assinado pelo bispo Dom Rafael Biernaski, contendo 20 determinações por tempo indeterminado.
O documento orienta, entre outras, que as famílias rezem em casa. Os Padres celebrarão a missa diariamente, mas de maneira privada. Atividades pastorais também não poderão ocorrer. Visitas a doentes e pessoas idosas serão avaliadas caso a caso. Confissões só individualizadas, sem mutirão.
Cerimônias de encomendação terão tempo reduzido, com pouca participação e junto ao túmulo. Não mais de corpo presente.
Primeiras eucaristias, crismas e batizados sejam adiados. Só podendo ser realizados em casos de emergência. Para casamentos já agendados, o pároco deve alinhar com noivos e familiares a possibilidade de mantê-los ou adiá-los. Os mutirões de confissões, os encontros de catequese e as Vias-Sacras também estão suspensos.
Por fim, determina às secretarias paroquiais o funcionamento em horário reduzido, mantendo a distância de dois metros de cada pessoa.
As igrejas permanecerão abertas para orações individuais, mas a recomendação é evitar orações em grupo e possíveis aglomerações.
0 Comentários