TV VIVER BOM RETIRO | Entrevista com o Tenente-Coronel Jefferson Schmidt marca inicio de campanha por 100% da Rede de Vizinhos no bairro

Em entrevista exclusiva para a TV VIVER BOM RETIRO, o Tenente-Coronel Jefferson Schmidt, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina apresentou um relatório do primeiro semestre deste ano, apontando uma redução de 25% no número de furtos no bairro Bom Retiro, se comparado ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses do ano passado foram registrados quatro ocorrências, contra três nesse ano. O número de roubos seguiu zerado.

O furto é caracterizado por não haver episódio de violência ou ameaça contra a vítima. Já o roubo consiste na ocorrência de ameaça ou violência contra quem está sendo roubado.

Campanha por 100% da Rede de Vizinhos no bairro 

A conversa com o comandante do 10º BPM marcou o inicio de uma campanha do VIVER BOM RETIRO visando conscientizar e mobilizar moradores para implantar o Programa Rede de Vizinhos em todas as ruas do bairro.

Atualmente, sete das 23 ruas já contam com o serviço incentivado pela PM: Voluntários da Pátria, Alexander Flemming, Augusto Otte, Frei Ernesto Emmendoerfer, Porto Alegre, Palhoça e Recife.

Por ser um bairro cercado de morros e mata fechada, com grandes rotas de fuga, o trabalho de combate ao crime organizado se torna um pouco mais difícil. Com a cobertura do Programa em 100% das ruas, qualquer ação de bandidos por aqui terá os olhos atentos dos moradores para coibi-los. Terão que pensar duas vezes antes de agir.

A iniciativa do VIVER BOM RETIRO mereceu elogios do Comandante do 10º BPM. Na análise do Tenente-Coronel, essa proximidade do Batalhão com as comunidades vem contribuindo na construção desses números positivos em prol da segurança de Blumenau. Conselhos de Segurança, Associações de Bairro e os veículos de comunicação como o VBR são os principais motivadores.

Mas todo esse trabalho de união é complementado pelo Programa Rede de Vizinhos. Instalado em Blumenau há cerca de quatro anos e meio, já beneficia moradores de 500 ruas da cidade, se tornando referência em Santa Catarina. Iniciou com o nome “Vizinho Solidário” e virou um programa estadualizado.

A Rede de Vizinhos é um programa preventivo que busca resgatar a convivência que existia antigamente, unindo os vizinhos de cada rua. “Com a dinâmica da sociedade e o crescimento das cidades, isso acabou se perdendo. A gente não conhece mais quem é o nosso vizinho e raramente sabe seu nome. Com a Rede de Vizinhos mostrando a importância dos vizinhos se conhecerem, se reunindo periodicamente para conversarem. Assim, podem, mutuamente, auxiliar na sua segurança e a do vizinho, reduzindo os índices de criminalidade na rua”, salientou o Tenente-Coronel Jefferson Schmidt.

Apoio da PM na montagem da Rede 

Ressaltando a importância da campanha do VBR por 100% de adesão do bairro ao Programa Rede de Vizinhos, Jefferson Schmidt disse que a montagem do Programa numa rua não depende da iniciativa de apenas uma pessoa. É preciso ser uma vontade coletiva de pelo menos 70% dos moradores. “Basta nos procurar no Batalhão para que possamos agendar as três primeiras reuniões. Assim, as pessoas da rua interessada terão conhecimento do programa, recebam dicas de segurança e orientações atuando numa Rede de Vizinhos”, explicou o comandante.

Reportagem e Locução: Giovani Vitória | Jornalista | Informe Comunicação | Editor do Viver Bom Retiro

Imagens e Edição: Raphael Guilherme Moser | Cinegrafista e Fotógrafo | Informe Comunicação | Viver Bom Retiro

0 comentários

Por 

Sign In

Reset Your Password

Email Newsletter