Falta de recursos da Prefeitura é o maior entrave
Há décadas o Bom Retiro convive com um sistema viário saturado. Os estrangulamentos nas entradas do bairro, pelo Centro e Morro da Cia, somado ao aumento do volume de veículos circulando pelas ruas de Blumenau, torna ainda mais difícil a busca por soluções sustentáveis.
É fato: nosso bairro vem pagando um preço alto pela falta de planejamento viário ao longo dos últimos anos. As ruas Hermann, Victor e Bruno Hering se transformaram em válvula de escape dos motoristas que buscam vias alternativas para fugir dos engarrafamentos diários na região central.
Para se ter uma ideia do tamanho do “pepino”, no período da manhã, em horário de pico, 1.536 veículos cruzam as ruas Hermann e Bruno Hering. O estudo origem/destino aponta o maior fluxo originário da região da Velha.
Em entrevista para TV Viver Bom Retiro, Ivo Bachmann Jr, Secretário de Desenvolvimento Urbano de Blumenau, fala dos estudos da Prefeitura para amenizar ou resolver em definitivo esse travamento.
Mas pelo que conseguimos apurar, não se tem solução de curto prazo. E nossa espera vai continuar. Soluções de grande impacto exigem investimentos elevados. Recursos que a Prefeitura não dispõe. De concreto apenas, a expectativa para efetivação de parcerias públicos privadas para humanizar nosso trânsito, com a instalação das esperadas travessias elevadas nas proximidades do Assados Bom Retiro e da SCI.
O que disse Ivo Bachmann Jr., secretário de Desenvolvimento Urbano, em entrevista ao VIVER BOM RETIRO:
Mão inglesa nas ruas Luiz de Freitas Melro e Nereu Ramos
Atendendo um pedido encaminhado pela Associação de Moradores, o município simulou por meio de um software simulador de mobilidade urbana (Visin), a implantação de mão inglesa nas duas ruas. O resultado não foi positivo e a Prefeitura não recomendou as mudanças sugeridas, segundo o secretário. A simulação mostrou o surgimento de gargalos ainda maiores em trechos da Nereu Ramos e Alameda.
Mão inglesa na Engenheiro Rodolfo Ferraz
Também foi simulado. O município descartou reabrir a aquele trecho em mão inglesa. Por outro lado, Ivo assegurou que sua equipe técnica vai analisar o travamento do fluxo na confluência com a Floriano Peixoto, onde os veículo acabam bloqueando as duas pistas para cruzar em direção ao Bom Retiro.
Estacionamento na Coronel Vidal Ramos
A permissão de estacionamento após 19 horas e nos finais de semana será mantido, mesmo sendo a única via de acesso do bairro para região central. A maioria dos carros ali estacionados pertence aos moradores e visitantes dos prédios erguidos na Coronel e inexplicavelmente não contemplados com áreas para atender a demanda. Na entrevista, o secretário prometeu avaliar a possibilidade de rever o horário, especialmente no período da noite. Às 19 horas o fluxo de trânsito no local ainda é intenso e o fechamento de meia pista atrapalha na fluidez.
Onda verde nos semáforos
A sincronia dos dois semáforos instalados na Coronel Vidal Ramos poderá ser contemplado com a “onda verde”, quando o município instalar o sistema inteligente. Ele poderá se adequar ao longo do dia de acordo com o volume de veículos em determinada via.
Acesso Floriano Peixoto para Victor Hering
Existe um ajustamento com o Hospital Santa Isabel, prevendo o asfaltamento no acesso ao mesmo e a instalação de tachões, dividindo a pista. Com isso, não haverá mais bloqueio para quem segue pela na Victor Hering.
Junto com esse ajustamento, também está programada uma melhoria na pavimentação de paralelepípedos da Victor Hering, hoje em situação bem precária.
Binário Victor Hering
Existe uma via projetada no local hoje ocupado por estacionamento, com uma ponte cruzando o ribeirão em direção a Floriano Peixoto. A Prefeitura também está ciente da necessidade de reforçar a estrutura da ponte nas imediações da confluência com a rua Cuiabá. Mas todos esses projetos esbarram na falta de dinheiro, onde também haverá necessidade de desembolso para desapropriações.
Saída da Victor Hering para Hermann Hering
Segundo o secretário, os projetos complementares dos dois prédios em construção na antiga Fundição Peter Sildeberg foram aprovados pelo Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Coplan). Mesmo assim, se necessário, ajustes serão solicitados, caso venham a comprometer o trânsito naquela confluência.
Travessia elevada no Assados Bom Retiro
Sua construção está ajustada num Termo de Conduta assinado pela Prefeitura e Ecomax, em maio de 2013. O documento prevê ainda o asfaltamento de 30 metros e implantação da faixa de pedestres no emboque da rua Tiradentes.
Travessia colégio Visão
Ao contrário das negativas anteriores por uma solução, em razão das curvas na Hermann Hering, uma Resolução Federal, em vigor desde dezembro do ano passado, agora permite a construção da travessia naquele ponto. A Prefeitura definiu um ponto entre a SCI e a entrada da rua Alexander flemming como o mais adequado. Mas sua efetivação somente seria possível por intermédio de parceria público privada envolvendo as empresas do bairro, seguindo o mesmo modelo adotado pela Eurofios e Viacredi.
Abertura de curvas no Morro na Companhia
Com a decisão da prefeitura de não limitar o transito de caminhões e ônibus em horários de pico, os trabalhos se concentram em estudos para abertura de raios de curva em vários pontos do Morro da Cia. Já houve conversa com proprietários de pontos estrangulados para viabilizar o projeto, mas além das preocupações ambientais e a grande declividade, qualquer interferência no local exigiria várias desapropriações para construção de rampas altas e muros de arrimo. No momento, apenas projetos executivos estão sendo executados.
Pista de retenção na Renal Vida
Com a aprovação do projeto da Renal Vida, a Hermann Hering foi alargada em um metro naquele ponto, já prevendo a instalação de uma pista de retenção no meio da pista. A prefeitura entende que havendo uma redução da largura da pista, seria natural a redução da velocidade dos veículos.
A maior preocupação reside no sentido Centro/Bairro, onde motoristas costumam meter o pé no acelerador, podendo resultar em colisões traseiras com veículos retidos nessa pista. A dificuldade para passagem de veículos de grande porte nesse ponto estreito também deveria ser considerado.
Lombadas eletrônicas
Por hora está descartada, em razão da implantação das travessias elevadas previstas. Uma Resolução Federal permite a redução da velocidade máxima para 30km/h nos pontos protegidos pelas travessias. Mas por conta da redução da largura da pista em alguns trechos e o surgimento de novas entradas, a Prefeitura não descarta a possibilidade de instalação das lombadas eletrônicas na Hermann Hering, por ser uma via de grande movimento e às vezes com acidentes graves. O município tem em mãos um projeto de segurança viária e esta fazendo analises criteriosas.
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