São R$ 200 mil provenientes de uma emenda do deputado federal Ismael dos Santos
Assista ao vídeo do deputado Ismael dos Santos confirmando o pagamento da emenda e sinalização de uma nova emenda no próximo ano
O sonho dos moradores de pavimentar a rua Augusto Otte começou a se tornar realidade de fato neste mês de julho. Os recursos da emenda impositiva de R$ 200 mil de autoria do deputado federal Ismael dos Santos (PSD) já estão no caixa da Prefeitura desde o dia 04 de julho. E o parlamentar já sinalizou com a possibilidade de mais apoio no orçamento de 2024, complementando o que faltaria para concluir a obra.
Para viabilizar a pavimentação deste primeiro trecho da Augusto Otte, a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE) segue em tratativas com a Prefeitura, junto a Secretaria de Obras, para dar o encaminhamento legal necessário e o início do processo licitatório.
Antes mesmo do dinheiro chegar ao caixa da Prefeitura, já ocorreu uma reunião da entidade com o diretor geral da Secretaria de Obras, Rodrigo Limana Salla, e com Katia Pereira Peixer, diretora de captação de recursos, vinculada à Secretaria de Gestão Governamental.
Na oportunidade, foram conhecidos os procedimentos que serão adotados para habilitar o recurso da emenda, na modalidade de transferência especial, no sistema do governo federal. Foi apresentada uma adequação do projeto anterior e um valor mais real da obra, permitindo assim a busca do restante do recurso junto aos deputados e senadores.
Também ficou ajustada uma nova análise do projeto para definir a metragem e a partir qual ponto a rua começará a ser pavimentada com esse recurso inicial, bem como se haverá contrapartida do município para ampliar o benefício. Essa avaliação deverá ser concluída entre final de julho e agosto. A partir daí, poderia se dar início ao processo de licitação da obra.
Conheça a rua Augusto Otte
A Rua Augusto Otte foi aberta pelo Curtume Oswald Otte S/A. Em suas terras, foram construídas diversas casas para funcionários da empresa. Incentivados pela Cia. Hering, diversos colaboradores também puderam adquirir seu imóvel, com recursos subsidiados da Cooperativa de Crédito – hoje Viacredi.
A denominação da via se deu em 28 de agosto de 1952, no governo do prefeito Hercílio Deeke, por intermédio da Lei Municipal 366, denominando de rua Augusto Otte a via aberta em terrenos de Oswaldo Otte, iniciando na Hermann Hering e terminando no terreno de H. Viebrantz. A mesma Lei denominou as ruas Teresina, Belém, Recife e Cuiabá.
Anos mais tarde, presume-se que seja no governo de Evelásio Vieira (69/72), a rua foi ampliada na parte baixa, a partir do terreno de H. Viebrantz, se interligando com a rua Tiradentes.
É na rua Augusto Otte que nasceu o Viver Bom Retiro.