Videos

São R$ 200 mil provenientes de uma emenda do deputado federal Ismael dos Santos

 

Assista ao vídeo do deputado Ismael dos Santos confirmando o pagamento da emenda e sinalização de uma nova emenda no próximo ano

O sonho dos moradores de pavimentar a rua Augusto Otte começou a se tornar realidade de fato neste mês de julho. Os recursos da emenda impositiva de R$ 200 mil de autoria do deputado federal Ismael dos Santos (PSD) já estão no caixa da Prefeitura desde o dia 04 de julho. E o parlamentar já sinalizou com a possibilidade de mais apoio no orçamento de 2024, complementando o que faltaria para concluir a obra.

Para viabilizar a pavimentação deste primeiro trecho da Augusto Otte, a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE) segue em tratativas com a Prefeitura, junto a Secretaria de Obras, para dar o encaminhamento legal necessário e o início do processo licitatório.

Antes mesmo do dinheiro chegar ao caixa da Prefeitura, já ocorreu uma reunião da entidade com o diretor geral da Secretaria de Obras, Rodrigo Limana Salla, e com Katia Pereira Peixer, diretora de captação de recursos, vinculada à Secretaria de Gestão Governamental.

Na oportunidade, foram conhecidos os procedimentos que serão adotados para habilitar o recurso da emenda, na modalidade de transferência especial, no sistema do governo federal. Foi apresentada uma adequação do projeto anterior e um valor mais real da obra, permitindo assim a busca do restante do recurso junto aos deputados e senadores.

Também ficou ajustada uma nova análise do projeto para definir a metragem e a partir qual ponto a rua começará a ser pavimentada com esse recurso inicial, bem como se haverá contrapartida do município para ampliar o benefício. Essa avaliação deverá ser concluída entre final de julho e agosto. A partir daí, poderia se dar início ao processo de licitação da obra.

Conheça a rua Augusto Otte

A Rua Augusto Otte foi aberta pelo Curtume Oswald Otte S/A. Em suas terras, foram construídas diversas casas para funcionários da empresa. Incentivados pela Cia. Hering, diversos colaboradores também puderam adquirir seu imóvel, com recursos subsidiados da Cooperativa de Crédito – hoje Viacredi.

A denominação da via se deu em 28 de agosto de 1952, no governo do prefeito Hercílio Deeke, por intermédio da Lei Municipal 366, denominando de rua Augusto Otte a via aberta em terrenos de Oswaldo Otte, iniciando na Hermann Hering e terminando no terreno de H. Viebrantz. A mesma Lei denominou as ruas Teresina, Belém, Recife e Cuiabá.

Anos mais tarde, presume-se que seja no governo de Evelásio Vieira (69/72), a rua foi ampliada na parte baixa, a partir do terreno de H. Viebrantz, se interligando com a rua Tiradentes.

É na rua Augusto Otte que nasceu o Viver Bom Retiro.

A Sua vida anda tão acelerada que você não para pra dar atenção aos seus filhos e nem pra dar seta e bom exemplo no trânsito. Pare! Tá na hora de colocar o pé no freio e a mão na consciência porque se você não parar na faixa, alguém vai parar no hospital.

A sua vida anda tão alucinada que você não para pra pensar na sua família e nem para de costurar no trânsito. Pare! Tá na hora de colocar a mão no freio e o capacete na consciência porque se você não parar na faixa, alguém pode parar no cemitério.

A Sua vida anda tão rápido que você quase não para nem pra dar atenção a quem você ama e muito menos pra dar a preferência no trânsito. Tá na hora de colocar o pé no freio e a mão na consciência porque se você não parar na faixa, alguém vai parar numa cadeira de rodas.

Na oportunidade, entrevistamos o médico nefrologista Roberto Benvenutti, presidente da Renal Vida. Ele agradeceu os moradores do bairro pela compreensão durante os quase três anos de obra e abriu as portas da entidade para parcerias visando um bairro ainda melhor.

Ouvimos ainda o prefeito Mario Hildebrandt e o vereador Egidio Beckhauser, presidente da Câmara de Vereadores.

 

 

Desde de outubro do ano passado, o Bairro Bom Retiro desenvolve um projeto pioneiro em favor da causa animal. O Focinho Bom Retiro surgiu por iniciativa das voluntárias e protetoras Margarida Schneider e Fabiana Jensen. Elas são integrantes da diretoria da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE) que prontamente abraçou o projeto. Também conta com o envolvimento da moradora Jane Silmara Langer Zeni. Com os recursos arrecadados até aqui, 14 pets do bairro foram castrados (13 cachorros e um gatos).

Na primeira etapa foram comercializados trilhos de mesa e roupas para pets, alusivas ao Natal e mandalas para decoração. A Páscoa foi o tema mais recente, com a venda “Panôs” de parede, trilhos de mesa, coelhinhos e cenouras de pano, além de mandalas.

Como apoiar

Os interessados em conhecer e apoiar o projeto podem acessar o perfil criado no Instagram: @focinho_bom_retiro ou entrar em contato pelo aplicativo de mensagem WhatsApp, nos números: 99657.7671 ou 99905.7806 e falar com a Margarida ou a Fabiana.

Arrecadação de tampinhas

Em outra frente, a Associação de Moradores lançou uma campanha para coletar tampas plásticas com o mesmo objetivo. Moradores e colaboradores das empresas do bairro poderão destinar tampas plásticas de garrafas pet e outras embalagens em favor do projeto.

Quem tiver interesse em doar, pode procurar um dos cinco pontos de coleta já definidos:

– Assados Bom Retiro

– Confeitaria Saxônia

– Clínica Veterinária MonPetit (Rua Richard Holetz)

– IOT

– Eurofios

– Viacredi

Em breve, mais pontos de coleta serão informados.

Fundação Hermann Hering abriu seu espaço para o projeto

No final de semana que antecedeu a Páscoa, o Museu Hering abriu suas portas para expor os produtos. Identificada com o bairro, a Fundação Hermann Hering surgiu há 87 anos, em 1935, durante a gestão de Curt Hering, filho mais novo de Hermann e Minna Hering, em comemoração ao centenário de nascimento de seu pai. Friedrich Hermann Hering, juntamente com seu irmão Bruno Hering, fundou a Cia. Hering.

Com uma visão à frente de seu tempo e sempre demonstrando os valores da família, Curt instituiu a Fundação como o braço social da empresa, objetivando inicial oferecer aos operários da antiga Gebrüder Hering e seus familiares, benefícios e assistencialismo social. De suas ações, além de creche, saúde, refeitórios, seguros de vida em grupo e até mesmo a manutenção de uma escola primária no Bom Retiro, destinada aos colaboradores e seus dependentes, surgiram embriões de Cooperativa de Abastecimento que deu origem a Cooper, e da Cooperativa de Crédito, nascedouro da Viacredi. Coube ainda a Fundação administrar a Vila Operária entre 1957 e o início de 1970.

Com o passar dos anos e as mudanças na sociedade, tais benefícios foram naturalmente incorporados pela empresa, fazendo com que a Fundação desempenhasse uma nova função. No ano de 2011 ocorre uma revisão em seu estatuto e com este movimento nasce um novo propósito: “Ampliar a capacidade empreendedora e ser agente de transformação social por meio da produção e disseminação do conhecimento no campo da moda”.

Hoje a FHH atua com seus parceiros em 82 cidades, nos estados de Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte e São Paulo. Atua ainda no projeto Trama Afetiva que transforma resíduos de tecidos, descartados no processo produtivo, em outros produtos.

O Museu Hering

O Museu Hering soma mais de 100 mil visitantes desde a sua abertura, em 2010, se consolidando como um dos principais pontos turísticos de Blumenau. Entre esses anos, inúmeros eventos aproximaram a comunidade ao espaço, onde trocas e aprendizados a cada dia transformam pessoas.

O que nutre o espaço histórico é a certeza de que estamos preservando bem a história. O Centro de Memória Ingo Hering conta com mais de 27.000 itens documentados, salvaguardando e perpetuando o acervo histórico da empresa, da origem de seus fundadores e da indústria têxtil de Santa Catarina e do Brasil.

Situado em um edifício restaurado de 1920, o Prédio da Costura tornou-se ponto de conexão entre as pessoas. Somente o Auditório Bruno Hering, entre 2014 e 2017, recebeu mais de 10.000 pessoas, em mais de 132 eventos destinados à Cia.Hering e à comunidade local.

 

A Prefeitura de Blumenau continua investindo em mobilidade urbana e vai entregar para a população três novos trechos de corredor de ônibus, nas ruas Sete de Setembro, Amazonas e Alameda Rio Branco.

Corredor de ônibus: A gente ganha em tempo e qualidade de vida.

E a cidade fica melhor.

Secretaria Municipal de Transito e Transportes e Prefeitura de Blumenau

#SMTT #Blumenau #onibus #corredordeonibus #transito

Em Blumenau, as pessoas estão usando cada vez mais o Cartão Passe Fácil no transporte coletivo.

Com o Cartão Passe Fácil na mão é mais economia no bolso porque na compra antecipada você poupa 50 centavos em cada passagem.

O cartão Passe Fácil é mais seguro e evita a contaminação.

E não precisa fazer mágica! É só preencher seus dados e indicar em qual terminal você quer retirar o seu cartão.

Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes e Prefeitura de Blumenau: Cidade inteligente.

#blumenau #smtt #prefeiturablumenau #transito #onibus cartaopassefacil #passefacil

E com isso, o movimento nas ruas aumenta. Por isso, muita atenção no trânsito.

Se você é pedestre ou ciclista, preste muita atenção na sinalização e atravesse sempre na faixa.

E se você é motorista ou motociclista, ao se aproximar das imediações de uma escola, reduza a velocidade e redobre os cuidados.

Assim todo mundo vai ter uma volta às aulas mais segura e tranquila.

 

 

Você acompanhou as ações da Prefeitura de Blumenau implementadas na Semana Nacional de Trânsito de 2021

Assista um resumo da principal novidade implantada na cidade.

Clique e saiba mais.

#CCO #Seterb #Blumenau #Trânsito #SemanadoTransito

 

Sign In

Reset Your Password

Email Newsletter