Ordem de serviço será assinada nesta quarta-feira, em evento na SCI Sistemas
Em evento programado para esta quarta-feira, 18 de setembro, a partir das 19 horas, nas dependências da SCI – Sistemas, o bairro Bom Retiro receberá sua sonhada área de lazer. A ordem de serviço que será assinada pela Prefeitura de Blumenau prevê um investimento inicial da ordem de R$ 567.446,79 oriundos do Fundo de Planejamento Urbano. O prazo de execução da obra é de seis meses.
A empresa blumenauense Matecon Construções e Incorporadora Ltda, com sede no bairro Salto do Norte, foi a vencedora do processo licitatório iniciado em maio, onde seis empresas apresentaram propostas, mas apenas quatro foram qualificadas para a etapa final. O Fundo de Planejamento Urbano aprovou no ano passado o montante de R$ 670.928,84 para obra.
A estrutura da área de lazer
A Praça de Lazer Osni Amaro de Souza contará com 1.247,92 metros quadrados de área construída. Terá quadra polivalente (demarcada e com equipamentos para prática de futsal, vôlei e basquete), pista de caminhada, playground com oito equipamentos¸ academia ao ar livre para terceira idade com quatro equipamentos, imobiliários urbanos, como bancos e mesas, bicicletário, pergolado, lixeiras, alambrados e iluminação. Todo espaço será arborizado e receberá paisagismo. Um entroncamento protegerá o ribeirão.
O sonho que se tornou real
O primeiro passo para tornar o projeto realidade, após mais de uma década de espera, ocorreu em abril do ano passado, quando o Conselho Municipal de Planejamento Urbano aprovou a destinação de recursos oriundos do Fundo de Planejamento Urbano.
Em dezembro, durante a festa de Natal no bairro, a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE) recebeu a ordem de compra emitida pela Prefeitura de Blumenau.
O ato contou com a participação da moradora Brandina Roncáglio de Souza, viúva de Osni Amaro de Souza, que vai levar o nome da área de lazer. Ela estava acompanhada da filha, Cláudia Souza. O ex-presidente da Associação de Moradores, Roberto Ullrich (Gestão 2009-2013), falecido em junho último, vítima de acidente automobilístico, e que iniciou o projeto, também participou do ato.
A busca por verbas
Desde o primeiro mandato, iniciado em 2021, a atual gestão da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE), elegeu a área de lazer com uma das obras prioritárias, juntamente com outras. Partiu para buscar fontes de recursos junto a parlamentares e obter o apoio na Prefeitura para destravar o projeto.
Justa homenagem
A área de lazer do Bom Retiro é um antigo anseio da comunidade e será implantada na entrada da rua Teresina, com o nome Osni Amaro de Souza, falecido no final de 2013. Uma justa homenagem ao morador que muito lutou para o desenvolvimento do bairro. Homem simples, operário, Osni Amaro de Souza integrou várias gestões da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE). Era um apaixonado pelo bairro e todo mês percorria as ruas do Bom Retiro para levantar os problemas do bairro e cobrar as contribuições espontâneas dos moradores para a AMABRE.
Osni Amaro de Souza nasceu em Ilhota, em 1947. Veio para Blumenau com 14 anos de idade, fixando residência no bairro Bom Retiro, na rua Augusto Otte, onde passou toda sua vida.
Casou em 1971 com Brandina Roncáglio de Souza, mais conhecida por todos como Branda. Teve quatro filhos, seis netos e um bisneto.
Trabalhou em empresas do bairro: Curtume Otte, Hering e na Metalúrgica Prayon, onde ficou por 30 anos e se aposentou.
Faleceu em 2013, aos 66 anos.
A homenagem ao morador Osni Amaro de Souza foi aprovada pela Câmara de Vereadores, após indicação do então vereador e atual prefeito Mario Hildebrandt. Foi sancionada pelo prefeito Napoleão Bernardes, por meio da Lei nº 8.052/2014, em 08 de dezembro de 2014, durante a primeira gestão de José Nuno Amaral Wendt (2013-2015) na Associação de Moradores.
O projeto
Mas o processo para desapropriação do terreno para implantar a área de lazer Osni Amaro de Souza começou antes, mobilizando os moradores do bairro na gestão de Roberto Ullrich (2009-2013) à frente da Associação de Moradores. No local, existiam três casas de madeira (meia-água) para locação. Com o passar do tempo, acabaram sendo invadidas por vândalos e usuários de droga. Elas foram derrubadas e a área desapropriada pela Prefeitura.
Por volta de 2015, coube ao arquiteto e urbanista Fábio Alan Schaefer, então morador do Bom Retiro e filho do primeiro presidente da AMABRE, Jefferson Roberto Schaefer (2000-2003), conceber o projeto da área de lazer de forma voluntária.